Habitação Boa tarde camaradas, a minha questão é sobre a Habitação. Sabemos que as medidas deste governo PS e dos anteriores governos não resolveram nenhum dos problemas sobre esta matéria, conduzindo mesmo ao agravamento das condições de vida da larga maioria dos portugueses por via dos sufocantes empréstimos bancários ou de valores de arrendamento muito elevados. A verdade é que as pessoas precisam de casa para viver! E por isso continuam a empenhar-se na compra de casa e a recorrer ao arrendamento, com a esperança que dias melhores virão. Gostaria então de saber quais são as propostas do PCP para a Habitação. Obrigado, Rita Rato http://www.forum.pcp.pt/Legislativas2009/read.php?2,103,103#msg-103 Mon, 03 Dec 2018 16:18:18 +0000 Phorum 5.2.10 http://www.forum.pcp.pt/Legislativas2009/read.php?2,103,113#msg-113 Re: Habitação http://www.forum.pcp.pt/Legislativas2009/read.php?2,103,113#msg-113
o problema da habitação e em particular da habitação para os jovens, não tem tido da parte dos Governos PS, PSD e PSD/CDS a resposta devida. Podemos de forma sintética dizer que a política de habitação em Portugal nas últimas décadas se tem confundido com as políticas de crédito à aquisição de habitação, já que as políticas de incentivo ao arrendamento de habitação praticamenre desapareceram.
Entendemos que com quase 600 mil fogos vagos, não se justifica a aposta na continuação da construção de habitação e que tudo deveria ser feito no sentido de se incentivar a colocação destes fogos no mercado de venda ou arrendamento de habitação.
Entendemos que o Estado deveria apostar no apoio à recuperação de fogos devolutos nos centros das cidades obrigando depois à sua colocação no mercado de arrendamento a preços controlados, Entendemos que o Estado deveria relançar um Plano Nacional de Habitação onde assumisse a liderança de programas envolvendo a promoção pública, privada e cooperativa, de muitos dos fogos existentes no mercado.
Entendemos que o Estado não se deveria demitir do seu papel fundamental no apoio ao direito à habitação, dos jovens, das classes sociais mais desfavorecidas e dos idosos e para tal deveria ter Planos de apoio ao arrrendamento e aquisição de habitação direccionados para estas classes sociais.]]>
pcp Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Wed, 29 Apr 2009 19:59:14 +0100
http://www.forum.pcp.pt/Legislativas2009/read.php?2,103,112#msg-112 Pela habitação http://www.forum.pcp.pt/Legislativas2009/read.php?2,103,112#msg-112
Num país onde existem 600 mil casas desabitadas (muitas novas!), e centenas de milhar de trabalhadores vivem em habitações degradadas.

Num país onde um casal de jovens trabalhadores vive para pagar a renda da casa aos Bancos, e os Bancos vivem do Estado que vive dos Impostos de quem trabalha.

Nesse país que se chama Portugal, todas as medidas têm que deixar claro como abordar a questão central: a propriedade.

A Nacionalização (sem indemnizações!) da Banca permitirá uma alteração de fundo nesta questão, mas só se o Estado deixar de se comportar como faz hoje a CGD.

O Agravamento (a sério) dos Impostos sobre os segundos, terceiros e quartos (e etc) imóveis seriam também uma ajuda.

Para o alcançar basta o povo querer (por muito dificil que seja construir este "basta", ele é um "basta")]]>
BA Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Wed, 29 Apr 2009 19:52:31 +0100
http://www.forum.pcp.pt/Legislativas2009/read.php?2,103,107#msg-107 Re: Habitação http://www.forum.pcp.pt/Legislativas2009/read.php?2,103,107#msg-107 -Medidas contra a especulação imobiliária.
-Recuperação de habitações degradadas em muitas localidades deste país.
-Resolver o problema de situações de degradação de habitações por dificuldades de transmissão de propriedade quando existem muitos herdeiros de uma habitação.]]>
jagsilva Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Wed, 29 Apr 2009 19:19:54 +0100
http://www.forum.pcp.pt/Legislativas2009/read.php?2,103,103#msg-103 Habitação http://www.forum.pcp.pt/Legislativas2009/read.php?2,103,103#msg-103
a minha questão é sobre a Habitação.
Sabemos que as medidas deste governo PS e dos anteriores governos não resolveram nenhum dos problemas sobre esta matéria, conduzindo mesmo ao agravamento das condições de vida da larga maioria dos portugueses por via dos sufocantes empréstimos bancários ou de valores de arrendamento muito elevados.
A verdade é que as pessoas precisam de casa para viver! E por isso continuam a empenhar-se na compra de casa e a recorrer ao arrendamento, com a esperança que dias melhores virão.
Gostaria então de saber quais são as propostas do PCP para a Habitação.


Obrigado,

Rita Rato]]>
Rita Rato Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Wed, 29 Apr 2009 18:44:10 +0100