Igualdade salarial Os números mais recentes dizem-nos que as mulheres recebem menos 19% de remuneração que os homens (a fazerem o mesmo trabalho!) e que quando se fazem as contas aos ganhos essa diferença chega aos 23%. Nos quadros superiores as mulheres ganham em média menos 29% que os homens. Com uma Constituição que prevê a igualdade como um factor fundamental e com um conjunto de leis tão vasto a proibir as discriminações com base no sexo, como é possível ainda ocorreram estas discriminações salariais? Como pensa o PCP contribuir para o fim desta discriminação? http://www.forum.pcp.pt/injusticas/read.php?2,20,20#msg-20 Mon, 03 Dec 2018 16:23:49 +0000 Phorum 5.2.10 http://www.forum.pcp.pt/injusticas/read.php?2,20,33#msg-33 Re: Igualdade salarial http://www.forum.pcp.pt/injusticas/read.php?2,20,33#msg-33 Soniaduarte Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Thu, 16 Jul 2009 22:42:16 +0100 http://www.forum.pcp.pt/injusticas/read.php?2,20,24#msg-24 Re: Igualdade salarial http://www.forum.pcp.pt/injusticas/read.php?2,20,24#msg-24
Já todos entendemos que sendo a Constituição da República o nosso texto fundamental ele é sistemática ignorado pelo Governo e pelo patronato. Prova-se assim que sendo importante que a nossa Constituição da República consagre a igualdade salarial para homens e mulheres, para o mesmo trabalho, isso não é suficiente para que se cumpra e quer o Governo, quer as Autoridades para as Condições de Trabalho (ACT) fazem vista grossa a isso. Só há uma forma de se fazer justiça nesta matéria, é a luta de todos aqueles que se batem pelo fim destas injustiças que perduram no século XXI. Obviamente que o reforço da votação da CDU no próximo dia 27 de Setembro poderá criar condições para que os direitos das mulheres sejam verdadeiramente defendidos.]]>
PCP Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Thu, 16 Jul 2009 19:40:09 +0100
http://www.forum.pcp.pt/injusticas/read.php?2,20,23#msg-23 Re: Igualdade salarial http://www.forum.pcp.pt/injusticas/read.php?2,20,23#msg-23
Vou dar a minha visão pessoal sobre as desigualdades sociais em especial na diferenciação entre homem e mulher.
Desde já partilho dessa mesma causa em relação à questão que colocas! É uma realidade que infelizmente ainda se diferencia em Portugal e por isso deve haver um trabalho político mais efectivo neste matéria. Julgo que primeiro deveria ser condenável este tipo de injustiça (que não sei se já o é ou não). E depois penso que o Ministério do Trabalho tem que garantir que a inspecção do trabalho funcione e que as correntes sindicais analisam individualmente estes aspectos.

Uma das grandes lutas sociais essenciais a um sistema democrático deve ser sempre a luta pela igualdade e paridade, destruindo qualquer preconceito e estigma associado às classes mais fracas, às mulheres e às minorias. Este, tem sido sempre, na realidade, uma das grandes batalhas do PCP.

E falando de desigualdades e de ostracismos políticos aproveito para expressar o meu apoio ao PCP e a condenação das declarações de Alberto João Jardim que demonstram que o fascismo que o 25 de Abril de 1974 derrotou, infelizmente não eliminou por completo muitas visões que ainda por cima representam um dos governos regionais nacionais deste país!

Um abraço,

N.C.P.]]>
NVPEPE Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Thu, 16 Jul 2009 19:26:42 +0100
http://www.forum.pcp.pt/injusticas/read.php?2,20,20#msg-20 Igualdade salarial http://www.forum.pcp.pt/injusticas/read.php?2,20,20#msg-20 Com uma Constituição que prevê a igualdade como um factor fundamental e com um conjunto de leis tão vasto a proibir as discriminações com base no sexo, como é possível ainda ocorreram estas discriminações salariais?
Como pensa o PCP contribuir para o fim desta discriminação?]]>
Maria Machado Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Thu, 16 Jul 2009 19:14:20 +0100