Qual deve ser o papel da Caixa Geral de depósitos? . http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,7,7#msg-7 Mon, 03 Dec 2018 16:26:03 +0000 Phorum 5.2.10 http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,7,23#msg-23 Re: Qual deve ser o papel da Caixa Geral de depósitos? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,7,23#msg-23 No fundamental, concordamos com as observações que tece acerca do papel que à CGD deveria caber.
A CGD, enquanto banco público, ainda por cima com a enorme expressão que tem no sistema financeiro português, deverá ser posta ao serviço do desenvolvimento harmonioso do país, constituir a base de uma política de acumulação pública de capital, absolutamente necessária ao desnvolvimento soberano do país, preferenciando o desenvolvimento da produção, na agricultura, nas pescas e nas indústrias transformadora e extractiva, particularmente no quadro dos apoios às micro, pequenas e médias empresas. Noutro plano, apoio à construção e desenvolvimento das grandes infra-estruturas de que o país carece.
As famílias também deverão merecer o seu apoio, mas não para o agravamento da situação de brutal endividamento em que se encontram.
A CGD, no actual quadro societário do sistema financeiro, com dominância das instituições privadas, muitas das vezes com elevadas participações de capital estrangeiro, deverá assumir políticas justas e adequadas, que gerem efeitos de exemplo e demonstração face às restantes instituições financeiras. Neste domínio, são diversas as propostas legislativas do PCP.
Sabemos porém, que não tem sido exactamente esta a linha de actuação da CGD, dependente do quadro de referência neoliberal dos sucessivos governos.
Porém, a orientação fundamental, a que o recente agudizar da crise veio dar mais enfâse, é clara e inequivocamente a nacionalização definitiva de todo o sistema financeiro-banca e seguros-colocando assim tão importante alavanca económica ao serviço do desenvolvimento do país, e não das escuras negociatas do grande capital financeiro.
Remete-mo-lo, a este propósito, para a declaração do PCP sobre a nacionalização definitiva da banca:

[www.pcp.pt]

Saudações]]>
pcp Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 17:30:00 +0100
http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,7,12#msg-12 Re: Qual deve ser o papel da Caixa Geral de depósitos? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,7,12#msg-12 Assim mesmo, no ensino ou na saúde, também o papel atribuido a esta entidade é bastante revelador da corrupção que caracterizou os governos dos trinta e três últimos anos, constatando que, foi nessas áreas que o nepotismo reinou sem cerco. A justificação destes, atribuindo uns resultados que para além de manipulados, maquilhados, tentavam legitimar a entrega de Portugal aos grandes grupos nacionais e transnacionais (uma diferenciação cada vez mais dificil), considerando e propagandeando a ideia que a sua manutenção era deficitária e contraproducente no sentido da garantia das reformas, subsidios de desemprego ou apoio à formação, retirou também a função maior de um grupo bancário público.
A Caixa Geral de Depósitos deve ser entendida como um complemento na economia productiva, na nacionalização da banca em geral e, concretamente, das entidades (quase todas) com beneficios.

Saudações

Mário Pinto]]>
Mário Pinto Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 14:55:08 +0100
http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,7,7#msg-7 Qual deve ser o papel da Caixa Geral de depósitos? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,7,7#msg-7 pcp Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 13:54:45 +0100