Fórum PCP - Programa Eleitoral - Legislativas 2009 http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/list.php?2 Mon, 03 Dec 2018 16:12:29 +0000 Phorum 5.2.10 http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,31,31#msg-31 Encerramento do Fórum Digital PCP "A saída da crise - aparelho produtivo e sectores estratégicos" http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,31,31#msg-31
Com este Fórum alcançámos não apenas o objectivo de divulgar e debater as nossas opiniões e propostas, como, acima de tudo, conhecer e recolher opiniões, sugestões e a sensibilidade de muitos daqueles e daquelas que não se conformam com a existência e aprofundamento das injustiças sociais no nosso país e que estão empenhados na ruptura com a política de direita.

Valorizamos todas as participações, independentemente do seu posicionamento político-ideológico. Sobre todas elas reflectiremos, para maior acerto das nossas posições e acção política.

Consideramos que iniciativas deste tipo são importantes e repeti-las-emos certamente mais à frente.

Um até breve, com confiança numa mudança a sério nas próximas eleições legislativas.]]>
pcp Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 23:10:19 +0100
http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,4,30#msg-30 Re: O país precisa de uma nova reforma agrária? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,4,30#msg-30 É presiso uma política agrícola que promova o equílibrio da balança alimentar ou, como meta mais próxima, a redução do seu desiquilíbrio. Este deve ser um objectivo estratégico de uma política verdadeiramente nacional e popular. Uma outra vertente da política agrícola deve ser a de planificar, dentro do possível, grandes empreendimentos como o Alqueva, as culturas de regadio e o tipo de propriedade adequada, que, salvo erro, julgo ser de 50 hectares.]]> pazesocialismo Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 22:41:40 +0100 http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,8,29#msg-29 Re: A crise só começou agora? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,8,29#msg-29 pazesocialismo Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 22:30:06 +0100 http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,24,28#msg-28 Re: O que deve mudar na política externa de Portugal? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,24,28#msg-28 Esta será porventura uma opinião, numa primeira análise, sem cabimento. Mas como podemos alterar as políticas antisociais e antinacionais sem uma correspondente projecção internacional de um novo país, mais livre, mais soberano, mais democrático, mais solidário e desvinculado de quaisquer alianças militares? Não julgo que tal seja possível.
Daqui decorre a necessidade de reiterar com mais força, e de forma mais sistemática no Programa eleitoral do PCP e na acção política correspondente esta linha de uma nova política externa.]]>
pazesocialismo Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 22:18:02 +0100
http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,24,27#msg-27 Re: O que deve mudar na política externa de Portugal? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,24,27#msg-27
Desde a minha humilde opinião e, tal como tu, sem ser um especialista na matéria, acredito que hoje não temos capacidade, enquanto estado soberano, de pressionar; alterar; ou priorizar os interesses reais do povo Português na esfera internacional.
O motivo da minha afirmação toma como base a observação ou a compreênsão da realidade nacional, a qual - essa sim ao nosso alcance, deve mudar urgentemente. Depois de resgatar algumas conquistas de Abril, que vêm sendo vilipendiadas e usurpadas à população através das políticas practicadas pelos últimos governos (pelo dualismo explorador), provavelmente poderemos constituir uma identidade própria culturalmente, e, consequentemente, materializando essa peculiaridade na producção, elevar à consideração o nosso desempenho no âmbito internacional.

Saudações]]>
Mário Pinto Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 21:55:24 +0100
http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,8,26#msg-26 Re: A crise só começou agora? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,8,26#msg-26 E uma vergonha o valor das propinas,é uma vergonha que desempregados não tenham subsidios,é uma vergonha que apenas a propaganda conte.]]> Tiago Dias Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 21:45:39 +0100 http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,24,25#msg-25 Re: O que deve mudar na política externa de Portugal? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,24,25#msg-25 Desde já não podemos deixar de concordar consigo, acerca da importância da inclusão de tal tema no nosso programa eleitoral. De facto, como bem, observa, praticamente desde que há eleições legislativas, que abordamos, pela sua importância, tal temática.
Sobre o que deve mudar na política externa de Portugal, em síntese e evidentemente de forma não exaustiva: desde logo, a compaginação da política externa com a letra e o espírito da Constituição da República nesta matéria, o que desde logo, significava um mais pleno exercício da nossa soberania e indepêndencia nacional; não alinhamento com as posições militaristas e intervencionistas do imperialismo americano e europeu: a saída de militares portugueses do Afeganistão ocupado constitui um imperativo nacional neste domínio; diversificação urgente das nossas relações económicas externas, quebrando o afunilamento estabelecido com a zona UE; lutar por uma UE ao serviço dos povos e não do grande capital, designadamente denunciando e lutando contra o seu carácter federalista, neoliberal e militarista, isto é, lutando por Europa dos povos e dos estados soberanos e iguais em direitos e deveres; lutar pelo desaparecimento das alianças político militares, como a NATO; lutar para que a ONU reassuma o papel para que foi criada, e não seja um mero instrumento do imperialismo; finalmente, promovendo uma relação de igualdade e paz com todos os povos do mundo.
Não se trata propriamente de propostas novas do PCP, mas que, infelizmente, a situação nacional e internacional faz com que se mantenham plenamente actuais.

As nossa melhores saaudações]]>
pcp Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 20:45:31 +0100
http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,24,24#msg-24 O que deve mudar na política externa de Portugal? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,24,24#msg-24 Julgo que como ponto de referência devemos ter a posição geral afirmada e reafirmada pelo PCP; em concreto, as questões da paz, da desmilitarização, da soberania construida - também - em estreita cooperação com todos os povos, deve estar presente no Programa Eleitoral.]]> pazesocialismo Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 20:10:13 +0100 http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,7,23#msg-23 Re: Qual deve ser o papel da Caixa Geral de depósitos? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,7,23#msg-23 No fundamental, concordamos com as observações que tece acerca do papel que à CGD deveria caber.
A CGD, enquanto banco público, ainda por cima com a enorme expressão que tem no sistema financeiro português, deverá ser posta ao serviço do desenvolvimento harmonioso do país, constituir a base de uma política de acumulação pública de capital, absolutamente necessária ao desnvolvimento soberano do país, preferenciando o desenvolvimento da produção, na agricultura, nas pescas e nas indústrias transformadora e extractiva, particularmente no quadro dos apoios às micro, pequenas e médias empresas. Noutro plano, apoio à construção e desenvolvimento das grandes infra-estruturas de que o país carece.
As famílias também deverão merecer o seu apoio, mas não para o agravamento da situação de brutal endividamento em que se encontram.
A CGD, no actual quadro societário do sistema financeiro, com dominância das instituições privadas, muitas das vezes com elevadas participações de capital estrangeiro, deverá assumir políticas justas e adequadas, que gerem efeitos de exemplo e demonstração face às restantes instituições financeiras. Neste domínio, são diversas as propostas legislativas do PCP.
Sabemos porém, que não tem sido exactamente esta a linha de actuação da CGD, dependente do quadro de referência neoliberal dos sucessivos governos.
Porém, a orientação fundamental, a que o recente agudizar da crise veio dar mais enfâse, é clara e inequivocamente a nacionalização definitiva de todo o sistema financeiro-banca e seguros-colocando assim tão importante alavanca económica ao serviço do desenvolvimento do país, e não das escuras negociatas do grande capital financeiro.
Remete-mo-lo, a este propósito, para a declaração do PCP sobre a nacionalização definitiva da banca:

[www.pcp.pt]

Saudações]]>
pcp Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 17:30:00 +0100
http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,3,22#msg-22 Re: Qual a relação entre a ruína de PME´s e o crescimento dos grupos económicos? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,3,22#msg-22 Num momento no qual o acesso ao crédito se pauta por uma necessidade financiamento exterior por parte dos operadores nacionais, enquanto os juros não experimentarem o aumento que pessoalmente prevejo, os critérios de aceitação de risco por parte das entidades tornou-se bastante mais restrictivo. Assim sendo, devemos ter em conta que, a solvência de um grande grupo, quando comparada com um micro-empresário, é axialmente oposta. As limitações resultantes desta conjuntura são várias, porém, o condicionamento destes últimos no que à capacidade de suportar o crédito da sua carteira respeita é fundamental, contrariamente ao que acontece com os quase monopólios dos quais dependem, neste caso, os fornecedores, muitas vezes apologistas da concentração.
Por outra parte, também no favorecimento do corporativismo imposto aos governos tem um papel importante, concentrando o esforço público subsidiário na mão daqueles que, escravizando, retiram das listas do IEFP, em ciclos semestrais, um número maior de trabalhadores, mesmo escravizados. Ditando ainda a política do trabalho segundo a sua conveniência.
Contudo, não é só por aí que deterioram a pequena iniciativa, fazem-no - também por necessidade capitalista, deslocalizando, invadindo o mercado, absorvendo ou com agressivas campanhas de penetração, nas quais a margem pode ser igual a zero, algo contra o qual as PMME's não podem competir.
Estes são alguns factores que, acredito, podem provocar a ruína deste colectivo.
No que ao apontar soluções ou propôr medidas de constrição desta realidade concerne, podia alvitrar a restrição de margens, impondo um tecto mas também um mínimo; limitar a concentração de linhas de desconto e crédito outorgadas pela banca; equilibrar o volume da carteira com o capital ou o balanço; etc.
No que à contratação se refere, determinar no tempo a contratação mínima e máxima segundo a dimensão e actividade de cada empresa, assim como guardando uma relação directamente proporcional ao investimento e resultados de exercicio das mesmas; impôr a criação de estructuras sindicais em companhias com um número maior a "x" trabalhadores; impedir o alavancamento (o endividamento) de negócios consolidados em sintonía com o mercado objectivo dos mesmos, dispersando o risco - em caso de imperiosa necessidade ou projecto de redimensionamento visando outros mercados ou áreas - pelos trabalhadores, incorporando-os como proprietários, de forma singular ou colectiva mas com base no seu próprio critério.
Outras muitas propostas poderiam ser postas à consideração, porém, acredito serem estas suficientes para mudar - não melhorar - a correlação entre ambas dimensões.

Saudações

Mário Pinto]]>
Mário Pinto Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 16:11:06 +0100
http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,3,21#msg-21 Re: Qual a relação entre a ruína de PME´s e o crescimento dos grupos económicos? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,3,21#msg-21 Estando, no essencial, de acordo com as suas observações, gostaríamos, contudo, de enfatizar o facto de praticamente todas as políticas que têm suportado os fenómenos de acumulação, concentração e centralização do capital, condição para a génese, crecimento e fortalecimento dos monopólios no nosso país após o 25 de Abril, são conseguidas à custa da transferência da riqueza criada pelos trabalhadores e pela micro, pequenas e médias empresas para os grandes grupos económicos.
Este facto é tanto mais grave, quanto as PME constituem mais de 99,5 % das empresas e são criadoras de imenso emprego.
Para um maoir aprofundamento deste assunto, recomendamos-lhe que aceda ao artigo publicado este mês de Julho, na revista O MIlitante, sobre este tema:
[www.omilitante.pcp.pt]
Melhores cumprimentos]]>
pcp Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 16:09:18 +0100
http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,4,20#msg-20 Re: O país precisa de uma nova reforma agrária? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,4,20#msg-20
Estamos, no essencial, da acordo com a sua perspectiva para a resolução dos problemas da agricultura e do mundo rural nos campos do sul.
Para além das questões associadas à justiça social e ao nível do emprego, a questão fundamental que deve colocar na ordem do dia uma profunda ruptura com a situação actual, qualquer que seja a sua designação, está associada à relação entre o défice profundo da nossa balança alimentar, défice com efeitos no o exercício da nossa soberania e absentismo e subaproveitamento das potencialidades agrícolas e outras, dos campos do sul, actualmente nas mãos de grande proprietários, das muitas vezes absentistas e tributários da quase exclusidade dos apoios públicos nacionais e comunitários para a agricultura.

Saudações]]>
pcp Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 15:46:28 +0100
http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,3,19#msg-19 Re: Qual a relação entre a ruína de PME´s e o crescimento dos grupos económicos? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,3,19#msg-19 Como todos nós sabemos a sociedade capitalista preconiza a concentração de meios e isso reflecte-se na ruina das PME´s.
A solução no espectro politico portugues é so uma, a confiança na CDU!]]>
Rui Piedade Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 15:42:07 +0100
http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,5,18#msg-18 Re: O sector empresarial do Estado deve existir na área industrial? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,5,18#msg-18 Embora sem a importância estratégica que assume na banca, seguros, energia, transportes, comunicações, telecomunicações e algumas componentes logísticas, admitimos que algumas produções básicas que assumem carácter estratégico como por exemplo, bens de equipamento pesados, alguma actividades metalúrgicas como a siderurgia, os cimentos, etc. devam estar em termos determinantes sob a gestão e controlo accionista do Estado.

Melhores cumprimentos]]>
pcp Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 15:35:32 +0100
http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,4,17#msg-17 Re: O país precisa de uma nova reforma agrária? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,4,17#msg-17 Por outra parte, a subserviência é assim tornada um valor em alça, representando um retrocesso civilizacional de enormes repercussões, tanto no âmbito social, como no desenvolvimento do país, menosprezando a qualidade ou a criação nacional nas diversas áreas

Saudações

Mário Pinto]]>
Mário Pinto Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 15:31:05 +0100
http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,6,16#msg-16 Re: O que ganhou o país com a privatização da EDP? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,6,16#msg-16 Como bem refere o nosso país só perdeu com a privatização da EDP. De facto, os egoístas interesses accionistas, não se compaginam com a concretização de uma política energética no interesse do povo e do país.
Dois exemplos sobre esta contradição: a suspensão durante quase 20 anos do programa de aproveitamentos hidroeléctrico, projecto vital para a melhoria da suficiência do país em termos energéticos, e o crescimento brutal dos lucros a par do défice energético, com evidentes prejuízos para o consumidor final.

As melhores saudações]]>
pcp Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 15:23:05 +0100
http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,5,15#msg-15 Re: O sector empresarial do Estado deve existir na área industrial? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,5,15#msg-15 Evitar o submetimento aos designios dos interesses de uns poucos, alheios às necessidades concretas, e ao mesmo tempo fomentado-as, dos trabalhadores Portugueses, deve, sem dúvida, obedecer à capacidade do Estado no relativo à criação de postos de trabalho, produção para o mercado interno, regulação económica e justiça social.

Saudações

Mário Pinto]]>
Mário Pinto Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 15:19:25 +0100
http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,8,14#msg-14 Re: A crise só começou agora? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,8,14#msg-14 Acerca da sua visão sobre a crise e a sua génese, estamos no essencial de acordo com ela.
Melhores Saudações]]>
pcp Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 15:14:36 +0100
http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,6,13#msg-13 Re: O que ganhou o país com a privatização da EDP? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,6,13#msg-13 Ganhou a necessidade de afastar a democracia do seu povo, ganhou oprimidos, mas, também ganhou dois ou três novos ricos.

Saudações

Mário Pinto]]>
Mário Pinto Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 15:01:58 +0100
http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,7,12#msg-12 Re: Qual deve ser o papel da Caixa Geral de depósitos? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,7,12#msg-12 Assim mesmo, no ensino ou na saúde, também o papel atribuido a esta entidade é bastante revelador da corrupção que caracterizou os governos dos trinta e três últimos anos, constatando que, foi nessas áreas que o nepotismo reinou sem cerco. A justificação destes, atribuindo uns resultados que para além de manipulados, maquilhados, tentavam legitimar a entrega de Portugal aos grandes grupos nacionais e transnacionais (uma diferenciação cada vez mais dificil), considerando e propagandeando a ideia que a sua manutenção era deficitária e contraproducente no sentido da garantia das reformas, subsidios de desemprego ou apoio à formação, retirou também a função maior de um grupo bancário público.
A Caixa Geral de Depósitos deve ser entendida como um complemento na economia productiva, na nacionalização da banca em geral e, concretamente, das entidades (quase todas) com beneficios.

Saudações

Mário Pinto]]>
Mário Pinto Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 14:55:08 +0100
http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,8,11#msg-11 Re: A crise só começou agora? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,8,11#msg-11 Se algo começou agora foi a implementação de uma nova realidade, uma nova fase do projecto imperialista, uma fase na qual se apreciará um acentuar da clivagem social, um aprofundar do fosso entre classes, maior concentração de riqueza, mais escravatura, mais repressão, mais censura, debaixo de uma capa de demagogia que pode resultar positiva numa primeira apreciação. Tudo isto, sem qualquer pólo (referindo-me a países desalinhados) realmente eficaz na defesa da pluralidade, da justiça, da liberdade.
Sabíamos que, a acumulação e a geração de plus-valía oxigenadoras deste imposto paradigma, já seja imposto pela manipulação ou pela carestia, só podia derivar na precarização, espólio de direitos conquistados, redução de salários, em suma, no cada dia maior mimetismo entre a espécie humana e os animais.
Neste sentido, a luta do PCP, da CDU, sem dúvida da JCP, constituem, hoje e sempre, uma das únicas tábuas de salvação do futuro do homem enquanto ser pleno.

Saudações

Mário Pinto]]>
Mário Pinto Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 14:37:05 +0100
http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,8,8#msg-8 A crise só começou agora? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,8,8#msg-8 pcp Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 13:54:58 +0100 http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,7,7#msg-7 Qual deve ser o papel da Caixa Geral de depósitos? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,7,7#msg-7 pcp Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 13:54:45 +0100 http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,6,6#msg-6 O que ganhou o país com a privatização da EDP? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,6,6#msg-6 pcp Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 13:54:25 +0100 http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,5,5#msg-5 O sector empresarial do Estado deve existir na área industrial? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,5,5#msg-5 pcp Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 13:53:56 +0100 http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,4,4#msg-4 O país precisa de uma nova reforma agrária? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,4,4#msg-4 pcp Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 13:53:37 +0100 http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,3,3#msg-3 Qual a relação entre a ruína de PME´s e o crescimento dos grupos económicos? http://www.forum.pcp.pt/saida_crise/read.php?2,3,3#msg-3 pcp Programa Eleitoral - Legislativas 2009 Mon, 20 Jul 2009 13:53:18 +0100