Entrada do Fórum :  Fórum Digital

Eleições Legislativas 2005
Debate sobre o Programa Eleitoral do PCP

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróxima
Ir para: Lista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O que nos distingue
Escrito por: rui ( )
Data: 25 de January de 2005 11:17


Bom dia a todos

Claro que a discussão sobre o programa eleitoral apresentado pelo PCP é um bom tema de partida para este fórum, mas tão ou mais importante do que isso, parece-me, é sermos capazes, nesta campanha, de afirmarmos a nossa diferença, a todos os níveis, relativamente a qualquer outro partido. Diferença essa que se traduz no ambiente fraterno que se verifica em qualquer inicitiava do nosso Partido, seja num Congresso, como recentemente se verificou em Almada, seja na Festa do Avante, onde, durante três dias, ali se assiste a um país em miniatura gerido e governado por Comunistas. Mas diferença também pelo facto de sermos o único Partido, a menos de um mês das eleições, capaz de manter um discurso optimista, optimista no futuro, em contraste com as restantes forças, que mais não fazem do que antever tempos difíceis que se seguirão aos difícies tempos porque temos passado ao longo de anos e anos.
Só assumindo as nossas diferenças, o que terá de ser feito por cada um de nós, já que a Comunicação Social nos dispensa o tratamento que conhecemos, é que seremos capazes de captar novos simpatizantes, novos apoiantes com os quais teremos mais força e expresão na defesa dos ideiais de que não abdicamos.



Re: O que nos distingue
Escrito por: Ana ( )
Data: 25 de January de 2005 13:06


Ola Bom dia a todos

Estou de acordo somos de facto diferentes, mas não só na campanha, somos diferentes em tudo, porque também pensamos e agimos diferente, nao nos deixamos levar pelas ideias "criativas" dos outros. Aqueles que querem fazer de nós tudo menos um partido democratico e revolucionario como o nosso.

Já nao estou tão de acordo quanto a solidariedade dentro do colectivo do partido essa ha muito que esta a acabar, é pena, pois parece que aqui estamos a ser levados pela onda do "parece bem" e do fazer bem aos "amigos".lastimo porque como dizes é bom ver e sentir aquele calor que sentimos na nossa Festa e no Congresso é pena que não transporte para o dia a dia.


Ana
Alpiarça

Re: O que nos distingue
Escrito por: Júlio ( )
Data: 25 de January de 2005 13:10

Rui: Não me parece que o teu comentário expresse qualquer diferença (que ainda assim acredito que haja).
Quando leio o teu comentário imagino apenas alguém que acredita naquilo que escreve, mas não é por o fazeres assim que terás um discurso dirente de tantos outros outros partidos. Cujos militantes também acreditam no que profetizam...
Essa questão do optimiso é politicamente vazia. Também o Paulo Portas tem esse e outros discursos...
A Festa do Avante de que falas... é certo que tem marcas fortes de diferença. Mas essas vivem-se. ou passam-se de outra forma que não a do discurso de propaganda que encontro no teu comentário.
Pela minha parte gostaria de ver essa diferença marcada aqui no Fórum debatendo com objectividade o Programa Eleitoral.

Re: O que nos distingue
Escrito por: rui ( )
Data: 25 de January de 2005 13:52

Júlio,

Claro que a diferença existe, tu próprio o admites, diferença no tratamento entre os seus militantes e simpatizantes, diferença na crença comum de que um Portugal melhor é possível, diferença, enfim, nos valores, causas e projectos que defende. Trazes a triste comparação do Paulo Portas à conversa, logo ele, o maior demagogo da cena politica actual, ou não o vissemos, de há anos a esta parte, a defender, sobretudo nestas alturas de campanha eleitoral, ideais que sempre pertenceram à esquerda. Vê-lo em campanha eleitoral, nas feiras, a dirigir-se a todos aqueles a quem mais tarde, chegado ao poder, vira as costas, é algo que só não deve incomodar os mais distraídos.
O optimismo de que te falava não é politicamente vazio. É o que se depreende das 25 medidas cuja implementação, na proxima legislatura, o PCP considera urgente. Concordo que é necessário explicar com maior insistência a forma como se irá atingir determinadas metas, como aumentos salariais e pensões sociais, mas não creio que restem dúvidas ser o programa eleitoral do PCP aquele que melhor procura combater esta ideia de estagnação, de que tudo está mal, que se instalou no país.

Re: O que nos distingue
Escrito por: Júlio ( )
Data: 25 de January de 2005 14:45

Rui,
"A triste comparação do Paulo Portas" como dizes, foi intencional!!!!
Até me explicares melhor esse optimismo (ok, agora já referiste que tem a haver com 25 medidas...era isso, mas falta mais...) continuo a entende-lo ao nível de tantos outros discursos redutores...
Como disse e repito: faz falta uma diferença marcada pelo debate sério e objectivo. Longe de arrogâncias e frases feitas!!

Re: O que nos distingue
Escrito por: CarlosS ( )
Data: 25 de January de 2005 16:39

Aquilo que nos distingue relativamente aos outros, dá por nome de coerência. Sei que é uma palavra considerada morta para muitos dos dirigentes políticos dos outros partidos, para outros talvez desconhecida, mas no nosso Partido encontra-se na primeira página.

Quem não concorda com as nossas ideias, o melhor mesmo é não votar em nós, porque aquilo que dizemos é para cumprir. Por outro lado, e acredito ser a maioria dos portugueses, quem concorda com aquilo que os comunistas dizem, não tenham medo, não desconfiem, não se acanhem, aquilo que dizemos é para fazer, é para levar avante, é para cumprir.

Re: O que nos distingue
Escrito por: cathyzinha ( )
Data: 25 de January de 2005 17:32

O que nos distingue, aqui está uma frase que sempre me fez acreditar no comunismo... A pureza de ideais, faz-nos sentir que vale a pena lutar pelos nossos direitos. O que alguns chamam de retrógado eu considero puro

Re: O que nos distingue
Escrito por: carla silva ( )
Data: 25 de January de 2005 20:45

Aquilo que nos distingue chama-se lealdade, dignidade, transparencia e vontade muita vontade de alterar o que está mal, o que é injusto o que faz a vida parecer ainda mais amarga, o sol estar mais longe e o frio ser gelado.O que nos distingue é a pretenção de acabar com a promiscuídade politica deste país em que sobrevivemos a políticas desastrosas de alargamento de desemprego, de aumento do défice, não daquele que eles falam, mas do real daquele que sentimos diariamente na nossa mesa, na fila para pagar os impostos ou à porta do centro de saúde às cinco da manhã. aquilo que nos distingue é o marxismo leninismo. é isso que nós somos. por isso somos diferentes!



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.
www.pcp.pt.