Entrada do Fórum :  Fórum Digital

Eleições Legislativas 2005
Debate sobre o Programa Eleitoral do PCP

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróxima
Ir para: Lista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Mentalidades
Escrito por: cathyzinha ( )
Data: 25 de January de 2005 11:11

Um dos principais problemas do nosso país é sem duvida a mentalidade do nosso povo e governantes. Se bem que é uma realidade o desemprego, há também muitas pessoas que continuam a rejeitar empregos. Cada vez há mais pessoas a tirarem cursos superiores e menos a quererem especilizarem-se em determinadas profissões. Tenho conhecimento de empresas há procura de empregados tais como electricistas, mecânicos, entre outros não conseguem arranjar ninguem mesmo, pagando ordenados muito acima da média.

Re: Mentalidades
Escrito por: Paulo Miguel ( )
Data: 25 de January de 2005 11:26

Enquanto na Europa, um engenheiro acabado de formar vai para o terreno trabalhar "com as mãos na massa", fazer aquilo para o qual andou a estudar, cá em Portugal, o engenheiro acabado de formar anda á procura de emprego no qual não tenha de sujar as mãos.

Por outro lado as empresas, que deviam estar a contratar esses mesmos engenheiros para fazer esse trabalho de electricista e de mecânica, para isso existem eng. electrotécnicos e eng. mecânicos, dizia eu, as empresas contratam um engenheiro para supervisionar o trabalho, porque são obrigados, e contratam alguns operários não qualificados para mexer nos fios eléctricos e nos motores, os operários recebem o salário minimo(356€ e o engenheiro(800€).

Mas será que o trabalho realizado tem qualidade? Claro que não! Não há problema em as pessoas tirarem cursos superiores, bem pelo contrário, mas tenmos de mudar as mentalidades de quem emprega e de quem procura emprego!

Paulo Miguel

Re: Mentalidades
Escrito por: José Vasconcelos ( )
Data: 25 de January de 2005 13:41

Num pais onde 65% da população tem apenas o ensino básico (a média da OCDE é de 22%), apontar os que têm ensino superior como culpados do atraso é uma tremendo preconceito, muitas vezes fomentado por aqueles que querem um pais placidamente ignorante, à moda antiga. Alguém contesta que em Cuba 95% da população tenha um curso superior?
Há um problema de mentalidade, de facto. O ensino em Portugal é pouco polivalente e está ainda muito orientado para a sequência básico-secundário-superior-doutor. Alternativas como o ensino profissionalizante não são nem divulgadas, nem fomentadas e, no entanto, vêem-se a braços para aceitar todos os candidatos que nele pretendem ingressar. Os politécnicos são encarados (muitas vezes pelos próprios) como faculdades de 2ª, quando se há exemplos de sucesso nacional como o ISEL, responsável por inovações a nivel mundial como o sistema Multibanco e a ViaVerde.
A nova mentalidade passa por aceitar que a educação é um direito que cabe ao Estado garantir, e que deve ser respeitada nas suas diversas opções e ramificações.

Re: Mentalidades
Escrito por: Ana_G ( )
Data: 25 de January de 2005 13:55

Concordo com a ideia acima. Provavelmente o facto de termos ainda pouca percentagem de população com curso superior faz com que ainda se considere determinado tipo de escolhas como "de segunda" e ainda se mitifique a figura do "doutor".
A educação é um instrumento, seja qual for a via: universitário, politécnico ou ensino profissionalizante. O importante é haver qualificação, educação, instrumentos de trabalho que ajudem a resolver os problemas que surgem e que ao mesmo tempo tragam alguma inovação.

Re: Mentalidades
Escrito por: cathyzinha ( )
Data: 25 de January de 2005 14:09

Penso que o José interpretou ou leu mal o que eu disse. Não me parece que ninguem aqui tenha culpabilizado as pessoas que têm um curso superior de nada. O que faz falta são pessoas qualificadas para aquilo que fazem tenham elas um canudo na mão ou não. Aliás a questão que eu foquei foi das mentalidades portuguesas em relação ao trabalho



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.
www.pcp.pt.