Entrada do Fórum :  Fórum Digital

Eleições Legislativas 2005
Debate sobre o Programa Eleitoral do PCP

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróxima
Ir para: Lista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Desemprego
Escrito por: SantosSantos ( )
Data: 27 de January de 2005 15:36

Gostaria de aproveitar esta oportunidade para ver esclarecidas quais as medidades concretas que o PCP propõe para pôr cobro ou minimizar algumas questões relacionadas com a temática do desemprego, a saber:
Como alterar a situação de desemprego entre os recém-licenciados?
Pode permitir-se que as faculdades privadas continuem a crescer como cogumelos? Não existem leis que prevêm alguns benefícios para entidades que aceitem recém-licenciados?
O país precisa de quadros técnicos especializados, de facto? Ou faz apenas questão em tê-los, não os empregando?
E o incentivo ao desenvolvimento do ensino técnico-profissional?
Que respostas dar aos milhares de desempregados das empresas e fábricas que têm vindo a encerrar no nosso país?

Re: Desemprego
Escrito por: PCP ( )
Data: 27 de January de 2005 20:54

No que diz respeito ao desemprego de recém-licenciados, para lá dos sistemas de incentivos que se possam oferecer para a criação de empregos, o problema de fundo é o nosso fraco crescimento económico, a persistência de um modelo de desenvolvimento assente nos baixos salários e na fraca incorporação tecnológica no nosso processo produtivo, mas também a ainda insuficiente resposta de serviços públicos, nas diversas áreas, de satisfação das necessidades da população. Em nossa opinião, o sistema educativo poderia desde já também receber mais licenciados se houvesse vontade política para pôr em marcha um verdadeiro programa de combate ao insucesso escolar.

No que diz respeito às Universidades privadas, nós defendemos que deve haver uma avaliação acerca da sua qualidade e dos seus currículos e um limite à sua expansão. O ensino privado é o resultado das restrições vigentes no acesso ao ensino superior público (numeros clausus).

No que se refere ao ensino técnicoprofissional nós defendemos que a reforma curricular do secundário inclua os cursos profissionais, alargando a oferta pública, hoje entregue praticamente ao sector privado. Pela sua importância no desenvolvimento e qualificação do país, o ensino profissional tem que ser de facto mais valorizado.

José Augusto Esteves
Membro do Comité Central do PCP



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.
www.pcp.pt.