Entrada do Fórum :  Fórum Digital

Eleições Legislativas 2005
Debate sobre o Programa Eleitoral do PCP

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróxima
Ir para: Lista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Debates pouco democráticos
Escrito por: Luis Blanch ( )
Data: 26 de January de 2005 14:27

Teóricamente a iniciativa do canal "sic noticias", abrindo espaço a sucessivos debates a dois, pareceria uma indesmentível prova de democraticidade da estação de Carnaxide.
Após o suposto diálogo que pôs frente a frente Jerónimo de Sousa e Paulo Portas, e fazendo uma apreciação objectiva ao que se passou,teremos que concluir que os jornalistas presentes ,como que manietados, não só não disciplinaram os tempos de intervenção,manifestamente favoráveis a Portas, como deixaram atropelar as sucessivas e legitimas objecções colocadas por Jeronimo de Sousa.
O candidato Paulo Portas ,que esgrime bem as armas do populismo demagógico, não se coibiu de centrar as suas intervenções naquilo que fez e não fez , exibindo um culto do egocentrismo estarrecedor, embora contrariado pela argumentação serena e ordenada de Jerónimo de Sousa...
Com uma estrutura de debates deste jaez ,é caso para perguntarmos se estamos ou não a ser agredidos por uma conjurada manipulação.

Luis Pedro Blanch

Re: Debates pouco democráticos
Escrito por: Defski ( )
Data: 26 de January de 2005 17:14

Chamar jornalistas aos dois modelos que estavam em estúdio é no mínimo ofensivo,
os consultores, comentadores políticos, politólogos ou jornalistas não são nem planeiam ser do PCP pois essa é uma das condições para desempenhar essas funções nesse tipo de meios de comunicação social.
Ler o Público ou o DN para mim é perder tempo, ver a Sic Notícias um aborrecimento, prefiro o canal Arte, os debates da France 2, ou da ZDF, prefiro ler l Humanité ou o Militante, estar a ouvir licensiados em Comunicação Social herdeiros de famílias burguesas do Século XVII não é para mim.
Cheguei a ver um debate sobre o aborto em que participarm 3 pessoas ligadas ao Forum Social Português em representação do sim ao direito ao Aborto, A "jornalista" parecia desconhecer a ligação ao Bloco de Esquerda?!?!?!Democracia Democracia por onde caminhas??

Escrito por: PCP ( )
Data: 26 de January de 2005 17:21

Amigo Luis Blanch:

A sua observação, sobre a moderação dos debates, suscita desde logo um comentário mais geral. É o caso da da fuga de Sócrates e Santana Lopes a debates cruzados com os restantes candidatos. Ainda que se perceba o embaraço para ambos que resultaria de, aceitando-os, terem de se confrontar com o PCP e as propostas verdadeiramente alternativas e diferenciadas em matéria tão importantes quanto as políticas europeias, as políticas orçamentais e de rendimento, a defesa do aparelho produtivo nacional e dos serviços públicos, registemos criticamente a atitude. Concorde-se que será sempre mais cómodo para ambos reeditarem o figurino das amigáveis conversas que ao longo de três anos mantiveram num canal de televisão.

Jorge Cordeiro
Membro da Comissão Política do PCP

Escrito por: J. Rosado ( )
Data: 26 de January de 2005 18:31

Meus amigos, vamos pensar um pouco

Os ditos jornalistas trabalham para empresas capitalistas certo?
Como qualquer um quer subir na vida certo?
Essas empresas têm patrão, certo? O patrão sabe defender os seus interesses certo? O patrão sabe quem o defende certo? (quem não defende vai para a rua).
O patrão sabe quem promove, certo?
Então agora digam-me lá se isto é democrático ou não?
É claro que os "jornalistas " sabem muito bem o que fazem.
O capitalismo tem destas coisas, combatê-las é nossa obrigação.

Escrito por: demente ( )
Data: 26 de January de 2005 22:16

Caro J. Rosado, voçê tem todo o meu apoio!

O debate de ontem à noite, que infelizmente eu não pude ver, parece-me positivo, e ainda seria mais se estivesse nos canais sem ser por cabo.
Acho que as pessoas tem que ouvir o PCP de qualquer maneira.
Voçê tem razão quando diz que os jornalistas tem medo, pois eles tem medo de ir para a rua, por isso só podem(?) fazer aquilo que os patrões querem, e acho que isso se passa em quase todos os jornais de grande audiência, assim como na rádio e claro está no maior meio de comunicação: a televisão.
Posto isto o PCP tem que fazer um grande esforço contra a maré. Mas repare, até nisso eu acho que todos os outros partidos tem medo de se expor na televisão, ás vezes o vazio de ideias é tão grande (e eles se calhar até se apercebem disso) que as pessoas começam a achar os seus discursos mesmo estúpidos, eu não me importava nada de ver um debate em que entrassem o José Socrates e o Santana, e até mesmo só os dois... porque só iriam dizer estupidezes do príncipio ao fim, e uma solução para Portugal nunca iria ser lançada realmente no debate.

Escrito por: Alfe ( )
Data: 26 de January de 2005 22:24

Só hoje é que tive possibilidade de assistir ao debate. E gostei. Acho que o camarada Jerónimo marcou pontos, pelo que disse, pela sua postura, pela preparação que revelou, pela sua apresentação, fato de boa qualidade, gravata a condizer, os olhos femininos, principalmente, reparam muito nestas coisas!

Creio que foi muito positiva a questão sobre o abono de família....

Claro que se podem fazer reparos quanto à distribuição do tempo, foi nítida a tentativa do Portas de arrastar a sua intervenção, para queimar tempo, mas isso só demonstra que ele estava consciente que as coisas não lhe estavam a correr bem.

Sobre os dois jornalistas, sinceramente, podem-se sempre fazer críticas, mas acho que se portaram bem, no mínimo, razoavelmente.

Conclusão: achei positivo, acho que se está no bom caminho, o que há a fazer é continuar e aperfeiçoar, se possível for, porque, claro há sempre coisas para melhorar...

Escrito por: VascoG ( )
Data: 27 de January de 2005 02:03

Não esquecer que o JS foi eleito no fim de Novembro.

Todos os outros lideres partidários estão em funções há muitos anos. Têm uma grande rodagem de debates e de exposição pública.

Recordo aqui algumas palavras do JS ditas no Encontro Nacional do PCP, no dia 15 de Janeiro:

(...)

"A batalha eleitoral só pode ter êxito se como esperamos e como estamos certos for activamente acompanhada e desenvolvida pela acção dos militantes e apoiantes e por muitos milhares de activistas da CDU, incluindo numerosos democratas independentes.

É particularmente necessário insistir neste ponto. O êxito da nossa campanha não depende apenas deste ou daquele desempenho ou da maneira como corre este ou aquele debate na comunicação social, bastando à maior parte dos militantes ou simpatizantes serem espectadores da campanha eleitoral e dar umas opiniões como quem está de fora como juizes e não como protagonistas que integram este grande espaço democrático que é a CDU."

(...)

"Insistir, Insistir sempre, na suprema utilidade do voto da CDU, ao contrário de outros, um voto que é sempre útil para quem o dá em vez de só ser útil para quem o recebe – tal é o programa de trabalhos que é imperioso assumir com todas as nossas energias, todas as capacidades, todas as nossas disponibilidades e contribuições, todo o espírito de iniciativa, toda a audácia, criatividade e confiança."

(...)

"Há adversários que não estão nos boletins de voto! São o preconceito, o conformismo, o desânimo. São barreiras subjectivas mas que temos de vencer, com o que realmente somos, com o que realmente propomos."

Escrito por: Adérito Machado ( )
Data: 27 de January de 2005 10:37

Bom dia

Camarada Vasco G

Estou perfeitamente de acordo, por vezes o tempo vai passando e vamos esquecendo as frases, embora sinseramente, para além de não ter ido ao Encontro Nacional, não li estas chamadas de atenção de Jerónimo de Sousa, e é aqui que quero chamar a "atençao" ao camarada Vasco para o nome do Secretário Geral, o que pode causar alguma confusão JS (José ...........) fez-me lembrar outras paragens, quando comecei a ler fiquei inquieto, só quando cheguei ao Encontro Nacional é que percebi de quem se falava.

Saudações

Escrito por: katya ( )
Data: 27 de January de 2005 11:39

Concordando com várias posições assumidas pelos camaradas sobre este tema não quero, de modo nenhum, que não seja incluída a reflexão do camarada Jerónimo de Sousa, no último debate frente ao PP (na SIC Noticias).
Julgo que o comentário do camarada não poderia ter sido mais pertinente:

"A NATUREZA ATRIBUÍU A ALGUNS SERES HUMANOS A CARACTERÍSTICA IMPAR DE, ATRAVÉS DO DISCURSO, ESCONDER O PENSAMENTO. O DR. P. Portas FOI UM ESCOLHIDO DA NATUREZA"

Que assim era, já nós o sabíamos. Mas ficou o aviso para quem anda REALMENTE DISTRAIDO!!!

Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.
www.pcp.pt.