Bem-vindo! » Entrar » Novo utilizador

Re: Documento com a apresentação de Eugénio Rosa, Economista, no Debate: «Injustiças sociais e distribuição do Rendimento Nacional»

Este fórum é, neste momento, apenas de consulta. Não pode colocar mensagens ou efectuar qualquer alteração nas que já existem.
Documento em pdf
Clica aqui
As questões centrais para o desenvolvimento futuro do nosso país são duas: aumentar a produção de riqueza; repartir essa riqueza de forma justa.

Há a tendência para considerar pacífico que o sistema capitalista é incapaz de garantir a segunda condição, mas que esse "pequeno defeito" é compensado pela "comprovada" capacidade de aumentar a produção de riqueza.

Daqui nascem as políticas sociais-democratas que procuram aproveitar as virtuais potencialidades do capitalismo e compensar os seus defeitos bem reais com pequenos remendos.

O facto de o sistema se revelar incapaz de satisfazer qualquer das duas condições demonstra o seu esgotamento.

Os comunistas sempre rotularam - e bem - o capitalismo como um sistema historicamente condenado. É tempo de percebermos que a história é hoje. E partirmos para a demolição deste sistema e a construção de um Portugal Socialista.

A questão da propriedade dos bens de produção e dos serviços básicos é estratégica numa política que procure a justiça social. Só com a expropriação dos expropriadores haverá justiça social.

Um Abraço,
Caro amigo

O PCP defende uma economia mista, onde o sectores privado, cooperativo e público, coexistam, cooperem, interajam e contribuam para o desenvolvimento do nosso país. Defendemos também que o Estado deve ter uma presença dominante nos chamados sectores estratégicos - energia, comunicações, transportes e sector financeiro -. No caso do sector financeiro consideramos ainda que a Banca Comercial e as Seguradoras deveriam ser nacionalizadas para que o Estado pudessem utilizar este sector no desenvolvimento económico do país.