FORUM DIGITAL PCP : 
Audição Parlamentar
Partido Comunista Português

Partido Comunista Português
Grupo Parlamentar

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróxima
Ir para: Lista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Sobre o Software Livre e a iniciativa do grupo parlamentar do PCP
Escrito por: jopafer ( )
Data: 21 de September de 2004 18:01

Sou a favor desta iniciativa do Grupo parlamentar do PCP sobre o Software Livre.
Realamente acho que é uma questão pertinente software Livre versus software Residente como por exemplo o Windows.
Eu acho que a questão do Softaware Livre ou open source (Fonte Aberta)deveria ser estimulado e divulgado cda vez mais pelas pesoas.
Só que é assim ,as pessoas estão habituadas ao Windows por causa das campanhas massivas de divulgação que fazem as grandes empressas como a Microsoft.

Deveria haver uma Politica de Formação e de Ensino alternativo sem ser Windows , nas empressas e organimsmos estatais que ministram cursos de Informatica, so que não existe e tudo windows.

Re: Sobre o Software Livre e a iniciativa do grupo parlamentar do PCP
Escrito por: Bonifacio ( )
Data: 21 de September de 2004 18:06

Não é bem assim, ou pelo menos as coisas estão a mudar. Já estou há alguns anos a estudar informática e aprendi (na escola) o que era o Unix e este tipo de software. Já na Universidade dei os conceitos e utilitários básicos. As coisas estão a mudar, o que não significa que haja um corte radical com o software proprietário, nomeadamente nos custos...

Escrito por: disgrace (Moderador)
Data: 21 de September de 2004 18:13

Não poderia estar mais de acordo.

Aliás se ler com atenção o Projecto de Resolução n.º 255/IX do PCP que Recomenda ao Governo a tomada de medidas com vista ao desenvolvimento do Software Livre em Portugal verá que a questão da formação merece uma especial atenção ao se propor a inclusão do open source nos currículos escolares.

Mas não se pode ficar por aqui. é preciso combater as tais campanhas massivas de divulgação que referiu. E aqui, uma vez mais, o referido projecto de resolução propões várias inicaitivas, de âmbito governamental, para fomentar a divulgação do software livre.

Escrito por: RRamalho ( )
Data: 21 de September de 2004 18:26

Não se pode ser contra o software proprietário, visto que este nunca vai deixar de existir. Temos é que conceber uma forma em que todos coexistam, como sempre aconteceu, à excepção dos últimos 9-10 anos. Desde o lançamento do Win95, que realmente marcou a diferença.

As coisas irão mudar lentamente, seguindo a evolução dos sistemas operativos abertos a nível de usabilidade. Tem sido o calcanhar de aquiles dos sistemas operativos abertos. Falta de coerencia em muitos casos também.

Mas o caminho ainda é longo, mas muito já está feito. E é p'ra continuar, com mais força ainda. É esperar que as pessoas, as que não querem saber de computadores, as que acham 'aquilo' mais um simples electrodoméstico, possam usar um sistema aberto de forma tão 'básica' quanto se usa um dos sistemas de Redmond.

Ah... E que entendam o que é resultado de trabalho comunitário e o que é proprietário e que vai servir para fetiches como casas-ilha.......

PS: Prometi a mim próprio não dizer o nome da empresa de Redmond... winking smiley

Escrito por: hveiga ( )
Data: 21 de September de 2004 19:36

Esta é uma das várias iniciativas que fazem a diferença! Assim se vê a diferença do PC! winking smiley

Pois é ... depois venham-me cá com lérias de que a Partido não se interessa por questões "modernas", que é sempre a mesma coisa ... bom, nisso têm razão é sempre a mesma coisa já que é incontornável aceitar que é este o Partido que se esforça de facto por ouvir o mais largo conjunto de opiniões, que está sempre disponivel para dar voz aos sentimentos mais justos da população, que não fala hoje para esquecer amanhã.

Sobre a adesão ao fórum:
pena é que por preconceitos velhos e caducos não estejam mais pessoas a participar, porque a ler estarão muitas.

Ninguém diz que é fácil, mas desistir nunca foi caminho!

Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.
www.pcp.pt.