FORUM DIGITAL PCP : 
Audição Parlamentar
Partido Comunista Português

Partido Comunista Português
Grupo Parlamentar

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróxima
Ir para: Lista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Sobre o ensino de informática, as instituições e o software livre
Escrito por: Bonifacio ( )
Data: 21 de September de 2004 18:22

Parece-me que, duma forma geral, todas as universidades têm visto os seus orçamentos a ser reduzidos. Se isto vai trazer ainda mais propinas, não quero sequer pensar o que seria se as instituições de ensino tivessem de pagar o uso de patentes. É natural que nos cursos de informática ou ligados às tecnologias de informação, a opção correcta é o Software Livre o que implicaria mais formação dos professores, outra perspectiva sobre o SL e talvez algumas despesas com isto.. Mas a médio e longo prazo, os benefícios seriam enormes. O problema é que os estudantes não têm acesso a esta informação, sobre os benefícios do software, por eles próprios. Estão sempre condicionados a uma perspectiva capitalista do software, o que não é bom para quem quer aprender.
Esta iniciativa do PCP deveria também ser levada às escolas, nem que fosse pela deslocação de parlamentares para auscultação.
Quanto ao ensino de informático: Eu acho que as coisas têm vindo a mudar e já há professores com abertura de espírito para falar do software livre, falta mesmo é mais iniciativas, como esta, por parte de associações ou partidos políticos.

Re: Sobre o ensino de informática, as instituições e o software livre
Escrito por: RRamalho ( )
Data: 21 de September de 2004 18:38

No caso das faculdades, nos cursos de informática, devem-se abordar duas vertentes:

As metodologias - são independentes do tipo de software a utilizar/produzir. Logo são úteis em qualquer ambiente. Dever-se-á focar mais por este ponto.

As tecnologias - além do Open-Source, dever-se-á também abordar os sistemas fechados. É importante para os futuros Informáticos. Eu acabei o curso no IST e tive uma cadeira onde fiz algo para Windows... Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Tecnologicamente, há algo a aprender com o Windows. São lacunas dos cursos superiores onde se leva a máxima do Open-Source quase a fanatismo por parte de alguns professores.

Aqui não se trata de fanatismo. Trata-se de o mais apropriado e justo.

Ricardo.

Escrito por: Rui Rodrigues ( )
Data: 21 de September de 2004 18:44

Bem, quanto ao ensino da informática em Portugal...
Será Engenharia Informática ou Engenharia Micro$oft?

A Micro$oft tem invádido estabelecimentos de ensino oferecendo às faculdades e aos estudantes, laboratórios equipados com a última tecnologia.
Isto é o sistema monopolista levado ao extremo.
Quando os Engenheiros Informáticos saírem dos seus cursos saberão apenas programar e desenvolver aplicações em ferramentas M$ para SO M$.

--
Rui Rodrigues (rsr@portoware.com || rui@ruirodrigues.org)
Rua Fernando de Almeida, 22 - 2º Centro Direito
4470-288 Maia
Portugal

ruirodrigues.org
portoware.com

Data: 21 de September de 2004 18:49

No caso dos cursos, plo que sei vejo a MS a fazer um forte lobbying. Não se pode é passar de um extremo a outro...

E ainda não se passou! P'lo que sei. O que, de ponto de vista de formação, é positivo.

Ricardo Ramalho

Escrito por: Rogério Reis ( )
Data: 21 de September de 2004 18:50

Mas a grande maioria das universidades assinou no passado acordos com a Microsoft, que pareciam muito atractivos quando foram celebrados (no fim dos anos 90), mas que agora condicionam fortemente as decisões futuras sobre estas decisões... Quanto mais tempo estiver uma instituição dependente de software propritário mais difícil lhe é mudar para um sistema aberto... Por isso mesmo a urgência da opção do SL...

Escrito por: Franco ( )
Data: 21 de September de 2004 19:37

Desde o Jardim de infância que é implementado o soft proprietário, tal como no 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico. Todo e qualquer contacto que um invididuo tem com a informática é apartir do soft proprietário, porque é o k está nas nossas escolas.

Data: 21 de September de 2004 19:54

Se estes projectos lei forem para a frente já é um bom começo! smiling smiley

Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.
www.pcp.pt.